Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26447
Título: Ensino emergencial remoto: desafios e reflexão do saber/fazer da geografia escolar em Sapé-PB
Autor(es): Oliveira, Dhiovana Barbosa de
Palavras-chave: Ensino de geografia remoto
Estágio supervisionado
Formação do professor de geografia
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: A formação do professor não se reduz ao curso universitário, é uma caminhada muito mais longa e complexa que envolve diversos saberes e fazeres pedagógicos. Em relação à formação do professor de Geografia, observamos que, nos últimos dois anos, especialmente devido à pandemia tivemos grandes desafios junto à construção dos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, destacamos a necessidade de discutirmos sobre a importância do ensino da Geografia, bem como seus impactos educacionais nos âmbito remoto emergencial na EEEF Stella Cunha dos Santos, localizada em Sapé - PB. Buscamos compreender o papel dessa disciplina na atual realidade pandêmica a qual estamos vivendo, motivação essa vinda por meio da realização do Estágio Supervisionado que ocorreu antes da pandemia, o que despertou o interesse em entender as mudanças desse contexto para os estudantes do Ensino Fundamental (séries finais). A metodologia é qualitativa e descritiva, construída por meio de pesquisa bibliográfica e campo, promovida uma análise através da aplicação de questionários elaborados através da plataforma Google Forms sobre o perfil social, econômico, educacional dos alunos do 9º ano que demostraram-se adeptos ao ensino remoto mas que preferem, em sua maioria, pelo ensino presencial, o que chama atenção a providências governamentais para tentar sanar demais lacunas que existirem ocasionadas pelo ensino remoto emergencial. Esperamos ainda que os resultados ora discutidos promovam diálogos diante da construção dos múltiplos espaços educacionais, especialmente na construção educacional promovida durante os estágios supervisionados, pois entendemos a educação como uma ação continuada e permanente.
Descrição: OLIVEIRA. D. B. de. Ensino Emergencial Remoto: desafios e reflexão de saber/fazer da geografia escolar em Sapé-PB. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26447
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dhiovana Barbosa de OliveiraPDF - Dhiovana Barbosa de Oliveira833.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito100.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.