Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26451
Título: Metodologias ativas no ensino das Funções Orgânicas: Um olhar na literatura científica
Autor(es): Rodrigues, Tamires da Silva
Palavras-chave: Ensino de Química
Metodologias ativas
Funções orgânicas
Data do documento: 1-Abr-2022
Resumo: O âmbito escolar vem progressivamente sentindo a necessidade de sair do tradicionalismo que consiste na transmissão-recepção dos conhecimentos, bem como de inovar e apresentar metodologias diferenciadas, com o intuito de que os professores consigam ressignificar a educação. As metodologias ativas são um conjunto de estratégias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem, bastante aceita no dia a dia escolar. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Tem como objetivo principal analisar as contribuições das metodologias ativas, voltadas para o ensino das funções orgânicas. Diante da revisão realizada, percebe-se a maior utilização de duas metodologias para o ensino de funções orgânicas, são elas: a sala de aula invertida e a gamificação. A sala de aula invertida ou flipped classroom como o próprio nome sugere, possibilita o aluno inverter a ordem de estudo, inicialmente ele se prepara e em seguida volta pra escola com certa bagagem de conhecimento, assim se espera, desta forma otimizando o tempo de exposição dos conteúdos e promovendo maior participação em sala de aula junto aos colegas e ao docente, e a gamificação vai pressupor a utilização de elementos tradicionalmente encontrados nos games/jogos. Para isso foram selecionados, analisados e interpretados alguns artigos de periódicos e trabalhos científicos que discutem o tema proposto, neste foi possível identificar um número reduzido de artigos que o discutem de forma mais específica, nestes trabalhos têm objetivos bem semelhantes, sempre tentando fugir do tradicional, e implantar uma metodologia que permita ao aluno desenvolver suas habilidades cognitivas na aprendizagem das funções orgânicas.
Descrição: RODRIGUES, Tamires da Silva. Metodologias ativas no ensino das Funções Orgânicas: Um olhar na literatura científica. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26451
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tamires da Silva RodriguesPDF - Tamires da Silva Rodrigues328.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito66.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.