Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26470
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Natanna Naomy de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T12:27:40Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T12:27:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 410.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26470 | - |
dc.description | ANDRADE, Natanna Naomy de. Oralidade e ensino: práticas pedagógicas que promovem sujeitos ativos em sociedade. 2022. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trabalhar a língua portuguesa em sala de aula, sem manter o foco somente na gramática, é um desafio a ser superado, pois apesar dos alunos terem contato frequente com as regras, apresentam dificuldades na fala e na escrita, ou seja, não há um aprendizado favorável e isso reflete na fase adulta, pois continuam a mostrar impedimentos ao que diz respeito a demandas orais e ao discurso social. Pensando nisso, surgiu a ideia de pesquisar sobre oralidade e ensino: práticas pedagógicas que promovem sujeitos ativos em sociedade. Desse modo, este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões teóricas e metodológicas para o ensino da oralidade como prática social discursiva. Portanto, é preciso discorrer sobre as consequências geradas por um ensino de língua portuguesa centrado nas normas gramaticais, argumentar acerca do ensino da oralidade baseado no uso real da língua e expor reflexões sobre a oralidade como prática social discursiva. Realiza-se então, uma pesquisa do tipo bibliográfica, com análise qualitativa, utilizando-se de livros e periódicos para fazer a abordagem. Para expor o tema foi utilizado por base teórica os seguintes autores: Bagno (1999), Antunes (2007), Ferrarezi (2014), Carvalho (2018). Centrando-se nas análises feitas, conclui-se que quando a oralidade é trabalhada há um desenvolvimento do estudante no que diz respeito ao aprendizado da língua materna para então atender as exigências da vida em sociedade, e quando o ensino de língua portuguesa é trabalhado de maneira consciente são fortalecidas habilidades como: ouvir, falar, ler e escrever. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Esp. Vanessa Narel Pereira de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Variedades linguísticas | pt_BR |
dc.title | Oralidade e ensino: práticas pedagógicas que promovem sujeitos ativos em sociedade | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Natanna Naomy de Andrade | PDF - Natanna Naomy de Andrade | 303.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 112.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.