Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26470
Título: | Oralidade e ensino: práticas pedagógicas que promovem sujeitos ativos em sociedade |
Autor(es): | Andrade, Natanna Naomy de |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Oralidade Ensino Variedades linguísticas |
Data do documento: | 1-Abr-2022 |
Resumo: | Trabalhar a língua portuguesa em sala de aula, sem manter o foco somente na gramática, é um desafio a ser superado, pois apesar dos alunos terem contato frequente com as regras, apresentam dificuldades na fala e na escrita, ou seja, não há um aprendizado favorável e isso reflete na fase adulta, pois continuam a mostrar impedimentos ao que diz respeito a demandas orais e ao discurso social. Pensando nisso, surgiu a ideia de pesquisar sobre oralidade e ensino: práticas pedagógicas que promovem sujeitos ativos em sociedade. Desse modo, este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões teóricas e metodológicas para o ensino da oralidade como prática social discursiva. Portanto, é preciso discorrer sobre as consequências geradas por um ensino de língua portuguesa centrado nas normas gramaticais, argumentar acerca do ensino da oralidade baseado no uso real da língua e expor reflexões sobre a oralidade como prática social discursiva. Realiza-se então, uma pesquisa do tipo bibliográfica, com análise qualitativa, utilizando-se de livros e periódicos para fazer a abordagem. Para expor o tema foi utilizado por base teórica os seguintes autores: Bagno (1999), Antunes (2007), Ferrarezi (2014), Carvalho (2018). Centrando-se nas análises feitas, conclui-se que quando a oralidade é trabalhada há um desenvolvimento do estudante no que diz respeito ao aprendizado da língua materna para então atender as exigências da vida em sociedade, e quando o ensino de língua portuguesa é trabalhado de maneira consciente são fortalecidas habilidades como: ouvir, falar, ler e escrever. |
Descrição: | ANDRADE, Natanna Naomy de. Oralidade e ensino: práticas pedagógicas que promovem sujeitos ativos em sociedade. 2022. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26470 |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Natanna Naomy de Andrade | PDF - Natanna Naomy de Andrade | 303.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 112.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.