Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26504
Título: Competências empreendedoras: um estudo na cidade de São José do Sabugi – PB
Autor(es): Nóbrega, Silvana Morais da
Palavras-chave: Empreendedorismo
Competências empreendedoras
Microempreendedor
Microempresas
Data do documento: 21-Mar-2022
Resumo: O artigo teve como objetivo identificar as competências empreendedoras dos gestores das micro e pequenas empresas na cidade de São José do Sabugi, na Paraíba. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Identificar as dificuldades encontradas pelos empreendedores na sua MPE; apresentar o perfil do MPE do município; identificar as características empreendedoras de cada competência e descrever as expectativas destes empreendedores considerando o contexto de pós pandemia. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se como descritivo com abordagem quanti-qualitativa, tendo como ferramenta para a coleta de dados a aplicação de um questionário estruturado e respondido por 121 empreendedores das MPE’s. Como resultado, verificou-se que o empreendedorismo tem forte influência na autorrealização das pessoas e independência financeira, já que foram um dos motivos apontados pelos sujeitos da pesquisa como motivadores para abertura de seus negócios. No que diz respeito ao impacto da crise nos negócios, os empreendedores relataram que não sofreram grandes impactos com a pandemia de Covid - 19. Conclui-se que a competência empreendedora predominante entre os pesquisados foi a de Comprometimento (COM), e a menor foi a Busca de oportunidade e iniciativas (BOI). Portanto, ressalta-se que a maioria dos empreendedores pesquisados possuem competências empreendedoras algumas mais desenvolvidas que outras, e que precisam ser trabalhadas considerando a importância destas competências para sucesso de um empreendimento.
Descrição: NÓBREGA, S. M. Competências empreendedoras: um estudo na cidade de São José do Sabugi – PB. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26504
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvana Morais da Nóbrega.pdfPDF - Silvana Morais da Nóbrega2.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito950.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.