Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26506
Título: | Desafios enfrentados por estudantes e professores durante a pandemia: um estudo sobre como a tecnologia foi aliada nesse período |
Autor(es): | Araújo, Juliene Leite |
Palavras-chave: | Ensino de Física Tecnologias educacionais Isolamento social Ensino remoto |
Data do documento: | 3-Mar-2022 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar e debater as dificuldades e conhecimentos adquiridos por educadores e alunos de todos os níveis, a fim de refletir sobre os desafios enfrentados por todos durante este período tão desafiador, utilizando como base, as maiores dificuldades das escolas públicas e privadas do município de Piancó-Pb. Busca-se compreender os impactos causados na educação durante o período de isolamento social e como foi o processo de adaptação dos professores com o uso de plataformas digitais, visando entender que, apesar da maneira abrupta que foi inserido, também foi uma forma de muitos professores se reinventarem, aprimorando sua prática pedagógica. O estudo teve como objetivos específicos, comparar o surgimento do ensino a distância no Brasil com o contexto atual entender os impactos causados na educação pela pandemia; identificar as dificuldades enfrentadas por professores e alunos da rede pública e privada; analisar a vida familiar no contexto da pandemia e discutir a adaptação dos professores ao uso de ferramentas tecnológicas para continuidade das aulas remotas. Sendo, portanto, um estudo de caráter teórico-bibliográfico de nível qualitativo, os procedimentos metodológicos estarão embasados nas análises de obras que fundamentaram o tema em estudo. Por meio da análise das obras estudadas, a pesquisa infere que os achados do estudo são significativos, no sentido de que, considerando o retorno presencial, novas práticas pedagógicas poderão ser incrementadas para melhorar o ensino, utilizando os meios digitais. |
Descrição: | ARAÚJO, J. L. Desafios enfrentados por estudantes e professores durante a pandemia: um estudo sobre como a tecnologia foi aliada da educação nesse período. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26506 |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Juliene Leite Araújo.pdf | PDF - Juliene Leite Araújo | 320.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 537.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.