Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26617
Título: Lei de drogas: análise de adequação típica da conduta do usuário de drogas e do tráfico privilegiado
Autor(es): Pacífico, Rayssa Myllanna do Nascimento Pereira
Palavras-chave: Drogas
Usuário
Traficante
Tráfico privilegiado
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: O objetivo geral desse trabalho é analisar a adequação típica da conduta do consumo pessoal de drogas e do tráfico de drogas privilegiado, pautando-se nos critérios legais e subjetivos de distinção dos dois. A atual Lei de drogas, Lei nº 11.343/06 substituiu a Lei nº 6.368/76, modelo norte-americano de repressão ao uso e ao tráfico de substâncias entorpecentes, e a Lei 10.409/02. A Lei 10.409/02 modificou alguns dispositivos da Lei nº 6.368/76 visando oferecer maior efetividade da mesma, especialmente no aspecto processual penal, no entanto, permaneciam coexistindo no mesmo espaço e tempo. A nova Lei de Drogas traz claramente a vontade do legislador de punir severamente traficantes ao passo que demostra a preocupação de tratar o uso de drogas como um problema de saúde pública. Mesmo incorrendo no crime de tráfico, o legislador traz a possibilidade de diminuição de pena para o traficante com menor potencial ofensivo e cria o tráfico privilegiado. Mas na prática, como diferenciar o usuário de drogas desse traficante de menor potencial ofensivo? Trata-se de um tema de relevante interesse da saúde pública. As questões acerca do uso e venda de drogas é o maior desafio da segurança pública, tendo em vista que as organizações criminosas são responsáveis por grande parcela da violência e criminalidade que enfrentamos nos dias atuais. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura, artigos científicos divulgados no meio eletrônico e jurisprudências do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e Tribunais de Justiça Estaduais. Que possamos nos aprofundar e ampliar nosso conhecimento sobre a Lei 11.343/2006. A fragilidade dos critérios de distinção trazidos pela Lei exige sempre uma análise minuciosa das autoridades policiais e judiciais para que a adequação típica seja feita de forma justa tendo em vista que um erro pode punir com rigor o usuário ou aplicar penas alternativas para um traficante de drogas.
Descrição: PACÍFICO, Rayssa Myllanna do Nascimento Pereira. Lei de drogas: análise de adequação típica da conduta do usuário de drogas e do tráfico privilegiado. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Direito - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26617
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Myllanna do Nascimento Pereira PacíficoPDF - Rayssa Myllanna do Nascimento Pereira Pacífico268.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepositoPDF - Termo_de_Deposito_assinado66.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.