Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26651
Título: | Educação Financeira e sua abordagem no Ensino Fundamental: Uma revisão sistemática de literatura |
Autor(es): | Morais, Zilnara Lopes de |
Palavras-chave: | Educação Financeira Ensino Fundamental Ensino de Matemática |
Data do documento: | 13-Abr-2022 |
Resumo: | A Educação Financeira vem sendo muito debatida no cenário educacional, pois é um tema bastante importante para a vida das pessoas. Diferentemente da Matemática Financeira, a Educação Financeira exibe uma ampla abordagem sobre conceitos e produtos financeiros, colaborando com o desenvolvimento de um cidadão mais consciente em suas tomadas de decisões. Deste modo, entende-se a necessidade de trazer esse assunto para a sala de aula, já que quanto mais cedo for ensinado, melhores serão os resultados no presente e, principalmente, no futuro. Nesse viés, ao implementar esse assunto nas escolas, é preciso analisar as metodologias mais adequadas para um melhor aprendizado dos alunos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo revisar sistematicamente na literatura como a Educação Financeira vem sendo abordada no Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, caracterizada como Revisão Sistemática de Literatura realizada no período de janeiro a fevereiro de 2022 no Portal de Periódicos da CAPES. Após o refinamento, 33 estudos retornaram da busca, e 8 selecionados para fazer parte da pesquisa. Para a análise dos dados foram criadas categorias com o intuito de analisar detalhadamente os textos procurando responder questões relacionadas à importância, aos recursos e às dificuldades encontradas ao se trabalhar esse assunto na escola. Com a análise evidenciou-se que a Educação Financeira é necessária para assegurar um consumo consciente, ajudar na tomada de decisão e, consequentemente, tornar os cidadãos mais críticos em relação a suas escolhas, diferenciando o que é essencial do que é supérfluo. Observa-se uma variedade de recursos que podem ser utilizados para facilitar a compreensão dos alunos sobre temas relacionados à finanças. Percebe-se que as abordagens realizadas pelos autores reuniram aspectos lúdicos e do cotidiano para trazer uma experiência mais favorável e significativa. Entre as dificuldades recorrentes destacam-se a falta de preparação dos alunos que não possuem o conhecimento matemático básico necessário para a aprendizagem de finanças, como também da família e dos professores. Sendo assim, esse artigo pode contribuir para docentes e pesquisadores que desejem compreender quais os métodos de ensino podem favorecer a abordagem da Educação Financeira no Ensino Fundamental. |
Descrição: | MORAIS, Zilnara Lopes de. Educação Financeira e sua abordagem no Ensino Fundamental: Uma revisão sistemática de literatura. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26651 |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Zilnara Lopes de Morais | PDF - Zilnara Lopes de Morais | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 379.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.