Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26662
Título: Jogos e modelagem como estratégias didáticas para ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: uma abordagem teórica
Autor(es): Bezerra, Thálya Millena
Palavras-chave: Educação matemática
Estratégias didáticas
Jogos didáticos
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 18-Abr-2022
Resumo: A Matemática é considerada, por alguns alunos, uma disciplina difícil e a ideia de que é necessário ter um dom para entendê-la intensifica ainda mais esse receio. O ensino focado apenas nas resoluções de cálculos, e a falta de uma boa estratégia didática do professor, podem ser alguns dos pontos que favorecem essa dificuldade. Faremos um levantamento bibliográfico para responder às seguintes questões: Quais estratégias de ensino-aprendizagem seriam viáveis aos conteúdos estudados? Quais teriam relevância social e educacional? E quais se adequariam melhor à realidade da escola? Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar sugestões de estratégias didáticas para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental aos recém-graduados do curso de Licenciatura em Matemática. As estratégias escolhidas foram jogos e modelagem, pelo fato de serem bem aceitas na comunidade acadêmica, pedagógica e social, levando em consideração que são eficazes e estimulam ainda mais o prazer em aprender Matemática. Para alcançar o objetivo geral, dispomos de alguns objetivos específicos, são eles: Fazer um levantamento bibliográfico sobre a importância dos jogos e modelagem; identificar os conteúdos matemáticos considerados difíceis pelos alunos; propor estratégias para o ensino-aprendizagem dos conteúdos selecionados. Com o intuito de alcançar os objetivos que norteiam este trabalho, a metodologia usada nesta pesquisa foi bibliográfica, com uma abordagem qualitativa fundamentada nas contribuições de diversos autores a respeito dos jogos e da modelagem. Após um levantamento bibliográfico sobre os jogos e modelagem como sugestão de estratégia didática para as aulas de Matemática, concluímos que tais estratégias favorecem o ensino- aprendizagem da Matemática, visto que respondem às perguntas feitas inicialmente nessa pesquisa.
Descrição: BEZERRA, Thálya Millena. Jogos e Modelagem como estratégias didáticas para ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: uma abordagem teórica. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26662
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thálya Millena BezerraPDF - Thálya Millena Bezerra644.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito252.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.