Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26687
Título: Importância da experiência acadêmica no Programa Doutores do Sorriso na formação e atuação do cirurgião-dentista egresso da UEPB
Autor(es): Araújo, Débora Iane de Sousa
Palavras-chave: Educação em Odontologia
Promoção da saúde
Atenção à saúde
Prestação de cuidados de saúde
Data do documento: 29-Abr-2022
Resumo: O programa de extensão Doutores do Sorriso (UEPB) teve seu início em 2003 por uma iniciativa docente e discente, com intuito de ofertar ações de promoção de saúde à população, com ênfase na saúde do escolar, além de outros públicos. As ações são realizadas de maneira lúdica por meio da formação dos alunos em algumas habilidades e competências que abrangem conhecimento científico, informações sobre promoção de saúde e saúde bucal, atividades de teatro, mesas demonstrativas, músicas, paródias, dinâmicas, entre outros. Este estudo buscou identificar a importância da vivência no programa na vida profissional dos bolsistas participantes. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de perspectiva transversal, classificada como pesquisa exploratória, descritiva, A população foi composta por todos os discentes dos cursos de Odontologia dos Campi I e VIII que atuaram como bolsistas no programa de extensão Doutores do Sorriso, no período de 2003 a 2021. Os participantes da pesquisa responderam a um formulário eletrônico (google forms) com dados sociodemográficos e questões relacionadas a sua experiência no programa Doutores do Sorriso. O estudo seguiu a RESOLUÇÃO Nº 466/2012 e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba, CAAE 54275221.3.0000.5187. O estudo contou com a participação de 14 bolsistas, a maioria do gênero masculino, idade entre 25 a 29 anos, solteiros e concluíram a sua graduação nos últimos cinco anos. A especialização foi a modalidade mais citada da pós-graduação, seguida do mestrado e doutorado. Trabalham predominantemente em clínica privada, na docência e o Sistema Único de Saúde e dos que não eram docentes, a maioria pensa em seguir carreira acadêmica. A maior parte dos bolsistas atuou de 7 a 10 períodos no projeto, em que os bolsistas produziram 28 trabalhos científicos nas modalidades de Apresentação oral, Painel, Artigo, Resumo e TCC. Quase todos consideraram a participação no programa muito importante na sua formação.
Descrição: ARAÚJO, Débora Iane de Sousa. Importância da experiência acadêmica no Programa Doutores do Sorriso na formação e atuação do cirurgião-dentista egresso da UEPB. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba , Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26687
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Iane de Sousa AraújoPDF - Débora Iane de Sousa Araújo1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito141.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.