Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26690
Título: A violência obstétrica em consequência do incidente de deslocamento de competência
Autor(es): Araújo, Letícia Lima de Souza
Palavras-chave: Violência obstétrica
Direitos humanos
Mulher
Deslocamento de competência
Data do documento: 3-Mar-2022
Resumo: Prática nefasta à saúde corporal e mental da mulher, a Violência Obstétrica tem diversas nuances, em comum, o desrespeito com a mulher. O presente estudo assume o propósito de analisar a competência da Justiça Federal para processar e julgar inquéritos referentes à Violência Obstétrica. É uma espécie de violência institucionalizada, podendo ser cometida durante todo o período gravídico, compreendido entre o pré-natal, parto e pós-parto/puerpério, praticada cotidianamente de forma manifesta em instituições de saúde, perpetrada por parte de profissionais dessa área que depreciam a mulher com palavras e atos. Poderá ser de ordem física, emocional ou simbólica, e comporta-se de forma bastante sutil, sendo, portanto, muito difícil tipificá-la. Esse tipo de violência se manifesta como agressão aos Direitos Humanos da mulher, dando ênfase desde os princípios da autonomia, da dignidade, até os direitos fundamentais da pessoa humana. O locus da pesquisa concentrou-se na possibilidade do processo e julgamento da violência obstétrica ser objeto de deslocamento de competência para a Justiça Federal, por se considerar como uma grave violação aos direitos humanos das mulheres. A presente pesquisa assumiu a orientação de abordagem descritiva bibliográfica e documental, na qual apresentou fontes de pesquisas tais como livros, leis, decretos, artigos, e revistas. No decorrer da realização dessa pesquisa, a investigação revelou de forma clara, a necessidade de que decorra o incidente de deslocamento nos inquéritos e processos peculiares à violência obstétrica.
Descrição: ARAÚJO, Letícia Lima de Souza. A violência obstétrica em consequência do incidente de deslocamento de competência. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26690
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Lima de Souza AraújoPDF - Letícia Lima de Souza Araújo695.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito687.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.