Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26718
Título: Educação ambiental e ensino da geografia: uma reflexão a partir da utilização de filmes como recurso didático-pedagógico no estágio supervisionado
Autor(es): Silva, Glayseane Ancelmo da
Palavras-chave: Educação ambiental
Estágio curricular de geografia
Ensino de geografia
Data do documento: 16-Fev-2022
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que visa a utilização da produção cinematográfica no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de Geografia, abordando a temática da Educação Ambiental, tendo por objetivo principal a conscientização da importância da mesma no atual contexto global, utilizando para tanto, recursos audiovisuais (filme), em uma abordagem didático/pedagógica, tendo como temática o meio ambiente. Metodologicamente foi utilizado uma pesquisa de cunho qualitativo, apoiada por uma pesquisa bibliográfica e documental que embasaram a coleta de dados realizada durante o Estágio em uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública na cidade de Campina Grande – PB. Como resultado, observou-se que a turma reagiu de forma bastante empolgada e satisfatória, ao utilizarmos o recurso filme nas aulas. Destacando o empenho e o interesse dos educandos, atentos a cada cena e posteriormente, todo o interesse dos mesmos no debate e na realização da atividade decorrente do filme. Sendo o filme WALL-E (2008) o filme escolhido para trabalharmos, buscamos mostrar como o uso dos recursos pedagógicos podem ajudar no processo de aprendizagem quando abordados de forma contextualizada e responsável por parte do docente, obtendo resultados satisfatórios trabalhando de forma lúdica conteúdos que comumente não são atrativos para os discentes.
Descrição: SILVA, G. A. Educação ambiental e ensino da geografia: uma reflexão a partir da utilização de filmes como recurso didático-pedagógico no estágio supervisionado. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26718
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glayseane Ancelmo da Silva.pdfPDF - Glayseane Ancelmo da Silva2.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito281.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.