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Título: Laboratórios vivos como instrumento de construção de conhecimento quanto ao controle de arboviroses
Autor(es): ZEFERINO, Ramon Quaresma
Palavras-chave: Aedes aegypti
educação ambiental
plantas repelentes
Data do documento: 15-Nov-2020
Resumo: O uso de laboratórios vivos propicia maior dinamismo nas relações pedagógicas e ainda podem ser espaços que melhorem as condições urbanas e promovam a saúde pública, sendo inclusive, utilizados no enfrentamento a arboviroses. Hortas agroecológicas podem ser laboratórios vivos que estimulem o cuidado com a natureza, o cuidado de si e a busca por melhores condições de vida para a população. O presente trabalho está inserido no projeto “Tecnologias sociais e educação ambiental para o controle vetorial de arboviroses: promovendo a saúde e a qualidade de vida no semiárido paraibano”. Desta forma, o objetivo foi construir laboratórios vivos nas cidades de Tenório, Olivedos e Junco do Seridó, uma vez que estas cidades ofereceram contrapartidas para as construções dos laboratórios vivos. Dentre as plantas cultivadas nestes laboratórios vivos foram utilizadas plantas com propriedades repelentes e/ou larvicidas ao A. aegypti. Observou-se a participação de professores e alunos das redes municipais, assim como da comunidade, em atividades de educação ambiental que foram executadas nos laboratórios vivos. A construção de laboratórios vivos fomentou a educação ambiental e a disseminação do cultivo e uso de plantas medicinais e plantas repelentes pela a população das cidades envolvidas com o projeto, assim como a união dos setores responsáveis pela saúde e pela educação dos municípios. Atividades de plantio de espécies medicinais, hortaliças e repelentes foram executadas com alunos e professores das redes municipais de ensino, assim como por integrantes da comunidade. Doações de mudas destas espécies também foram realizadas nos municípios a alunos, pais, funcionários da prefeitura e a comunidade no geral. Conclui-se que os laboratórios vivos são locais de ensino e aprendizagem, trazendo mais dinamismo nas relações entre alunos e professores, estimulando a consciência ambiental e a realização de medidas alternativas ao enfrentamento a arboviroses
Descrição: ZEFERINO, R. Q. Laboratórios vivos como instrumento de construção de conhecimento quanto ao controle de arboviroses.. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2020. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26788
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