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Título: Santas redes sociais: a comunicação na Igreja Católica e uma análise do uso do Instagram e do Facebook na Paróquia de Serra Redonda - PB na pandemia.
Autor(es): Barros, Maria Talita de Pontes
Palavras-chave: Redes sociais
Pandemia covid-19
Comunicação religiosa
Igreja Católica
Data do documento: 24-Mar-2022
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Há anos tem acontecido discussões sobre a importância dos meios de comunicação como principal instrumento no relacionamento das organizações com o seu público. Através desses meios, surge o interesse pelas redes sociais, que são plataformas de interação entre pessoas de todos os lugares, atraídas pela facilidade e as possibilidades que elas disponibilizam. A partir desta temática, este trabalho teve como objetivo analisar o uso das redes sociais na divulgação das atividades realizadas na paróquia São Pedro, na cidade de Serra Redonda-PB, observando o antes e o durante a pandemia causada pela Covid-19. Assim, como metodologia aplicada para obtenção dos resultados desejados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e abordagens quantitativa e qualitativa. Para isso, foram estudadas as interações dos usuários nas postagens do Instagram e do Facebook em 2019 e 2020, referentes a duas de suas principais solenidades religiosas realizadas: Semana Santa e o Novenário do padroeiro desta Matriz, baseando-se nas orientações que constam nos documentos do Vaticano, como o Inter Mirífica (1963), o Communio et progressio (1971) e a Aetatis Novae (1992), que tratam sobre a utilização dos meios de comunicação como meio de evangelização, e o autor Franciscato (2014), que fala sobre a comunicação midiatizada como ferramenta de relacionamento social. Estudando o alcance e a participação popular nas postagens, percebeu-se o quão importante foi a utilização dessas mídias sociais para proporcionar a comunidade a participação nas atividades paroquiais, ainda que remotamente e através de telas. Porém, também percebeu-se que, durante alguns períodos de tempo não houve atividade nessas redes sociais, fato que deve ser analisado pela instituição, de forma que transmitam as informações, e atividades desempenhadas na igreja, resultando em um desempenho mais satisfatório e um retorno positivo.
Descrição: BARROS, M. T. P. Santas redes sociais: a comunicação na Igreja Católica e uma análise do uso do Instagram e do Facebook na Paróquia de Serra Redonda - PB na pandemia. 2022. 30p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26841
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