Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26940
Título: Avaliação da eficácia da luz Ultravioleta-C na desinfecção de superfícies em consultórios odontológicos: um estudo-piloto
Autor(es): Gouveia, Ana Carolina Vieira de
Palavras-chave: Biossegurança
Desinfecção
Análise microbiológica
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: É consenso de que os profissionais da área de saúde estão, a todo momento, sujeitos a riscos biológicos, devido as suas atividades laborais que estão diretamente relacionadas ao contato com secreções orgânicas. Dentre esse grupo, ressalta-se a equipe odontológica, a qual tem a cavidade oral como área de atuação direta, um local de pequenas dimensões, de difícil acesso e com um complexo ecossistema microbiano. Essa condição tende a se agravar pelo uso, inevitável, de equipamentos rotatórios, geradores de respingos e aerossóis, que fazem parte da rotina clínica. Diante disso, estudos demonstram evidências de que a luz Ultravioleta-C se destaca como um método alternativo útil na desinfecção e/ou esterilização em diversas áreas, atuando sobre bactérias, vírus e fungos, por meio do bloqueio do processo de transcrição e replicação celular, resultando na perda das funções e consequente morte celular. Partindo-se desse pressuposto, essa pesquisa teve como objetivo a avaliação da eficácia da luz UV-C na desinfecção de superfícies em consultórios odontológicos, com vistas à minimização de microrganismos patológicos e diminuição da cadeia de infecção cruzada. A pesquisa consiste em um estudo de natureza experimental, com abordagem qualitativa dos dados. A planificação da pesquisa incluiu o levantamento dos dados secundários, através da revisão de literatura, para posterior contato com as fontes primárias, por intermédio das análises microbiológicas das amostras, coletadas nos consultórios odontológicos, antes e após a aplicação da luz UV-C. Para a análise estatística dos resultados da pesquisa, utilizou-se o método não-paramétrico Teste dos Sinais. A partir dos resultados apresentados no estudo, concluiu-se que a luz Ultravioleta-C apresentou um nível de eficácia de 64,3% na desinfecção de superfícies em consultórios odontológicos. Desse modo, esse método de desinfecção se mostra como uma alternativa eficaz na redução da contaminação cruzada, podendo ser incorporado na rotina de atendimento odontológico.
Descrição: GOUVEIA, Ana Carolina Vieira de. Avaliação da eficácia da luz Ultravioleta-C na desinfecção de superfícies em consultórios odontológicos: um estudo-piloto. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26940
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Carolina Vieira de GouveiaTCC - Ana Carolina Vieira de Gouveia1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito58.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.