Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26969
Título: Acolhimento institucional para crianças e adolescentes: Marcos históricos, políticas públicas e o lugar de sujeito
Autor(es): Silva, Vilma Maria de Souto
Palavras-chave: Políticas Públicas
Acolhimento institucional
Crianças e adolescentes
Psicanálise
Assistência social
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: O acolhimento institucional de crianças e adolescentes, no Brasil, surge como solução para problemáticas sociais, inicialmente, de pobreza, abandono, e depois, como política pública de assistência direcionada a esse público. Este artigo pautou-se em estudar, brevemente, o acolhimento institucional de crianças e adolescentes como política pública e o lugar do sujeito em acolhimento. Objetivou-se contextualizar os marcos históricos da assistência à infância e adolescência no Brasil, apresentando fundamentos e orientações técnicas da política atual de acolhimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e, também, problematizar o lugar subjetivo que eles ocupam nestas instituições. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva narrativa. As crianças e os adolescentes ainda são culpabilizados pela condição de abrigamento, sendo associados às suas condições materiais. Tem-se muito a evoluir, nesse sentido, pois ainda ocorre, nesses serviços, a reedição de ideias preventivas, repressivas, correcionais e moralizadoras desses sujeitos em vulnerabilidade. Conclui-se que, embora as orientações técnicas documentadas sejam um norteador necessário, acolher é muito mais do que organizar um serviço. Percebe-se que há importância de discutir as dimensões do que é ser humano de cada sujeito acolhido. Através da ética da psicanálise, a verdade do sujeito pode emergir e dar-lhe voz para fazer suas descobertas e ter suas próprias percepções sobre quem é e o que mobiliza seu desejo. Além disso, o trabalho subjetivo no contexto de acolhimento é um campo aberto para novos estudos sobre o ato de acolher.
Descrição: SILVA, Vilma Maria de Souto. Acolhimento institucional para crianças e adolescentes: Marcos históricos, políticas públicas e o lugar de sujeito. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26969
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vilma Maria de Souto SilvaTCC - Vilma Maria de Souto Silva851.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito400.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.