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Título: A árvore da memória versus a árvore do esquecimento: um relato artístico literário a partir do livro A bela acordada na escola pública
Autor(es): Bezerra, Edna Luisa
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
Representatividade
Artes
Data do documento: 17-Mar-2022
Resumo: Nas últimas décadas, devido às mudanças na legislação educacional do país, percebemos que as temáticas relacionadas às relações de igualdade étnico-raciais ainda não são muito evidentes, sabendo disso, abordaremos uma experiência, desenvolvida a partir do uso da Literatura Infantil/Juvenil que trazem temáticas negras, tendo o auxílio do livro A Bela Acordada da autora Lígia Pereira dos Santos. A partir dessa perspectiva desenvolvemos o presente estudo, com crianças entre 09 e 13 anos matriculadas no 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Pública na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça - PB. O estudo aqui apresentado foi realizado no contexto da Pandemia do COVID-19, parte com aulas no modelo remoto, através do Google Meet e parte com aulas no modelo híbrido presencial com escalonamento da turma, dentro deste contexto pandêmica, desenvolvemos atividades virtuais com temáticas negras, discutimos sobre o racismo estrutural e as várias formas de discriminação com o povo negro, conhecendo também sua cultura, culinária, artes e religiosidade a partir de vídeos, livros e documentários. Foi partindo da história herdada referente a exploração humana e das Afro-literaturas Infantil/Juvenil, que novas abordagens foram traçadas para recontar histórias de cunho africano, e produzir materiais artísticos-pedagógicos, baseando-se no livro A Bela Acordada entre outros, com o intuito de enaltecer a cor negra, a arte, a cultura, suas lutas e conquistas no decorrer da história, fazendo uma triste menção à Árvore do Esquecimento, que é um símbolo tão relacionado ao tráfico e exploração humana negra e contrariando-a com a construção da Árvore da Memória, enaltecendo o africano como parte importante da construção social brasileira, trazendo a importância da representatividade negra em diversas áreas de conhecimentos. Portanto, trazemos como contribuições no campo artístico-literário produções que valorizam o afrodescendente, salientando o cumprimento da Lei 10.639/2003 na formação de uma educação inclusiva para todos, que promova a igualdade e o respeito étnico-racial.
Descrição: BEZERRA, E. L. A árvore da memória versus a árvore do esquecimento: um relato artístico literário a partir do livro A bela acordada na escola pública. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26988
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