Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27019
Título: O agronegócio da avicultura de corte industrial no município de Pocinhos - PB: dinâmicas econômicas e desdobramentos socioterritoriais no campo
Autor(es): Santos, Aldeir Júnior dos
Palavras-chave: Avicultura de corte industrial
Pocinhos - Paraíba
Dinâmicas econômicas
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: A avicultura de corte industrial é uma atividade que tem ganhado destaque no campo paraibano desde a década de 1990, quando começa a contar com a produção integrada, isto é, desenvolvida através da parceria entre empresas avícolas e produtores rurais. Nesta parceria, os produtores rurais ficam responsáveis, em seu estabelecimento rural, pelo processo de engorda e criação das aves até a idade do abate, quando as empresas retiram as aves para a comercialização. Entre os municípios que se consolidaram na avicultura de corte industrial, Pocinhos desponta como um dos maiores produtores, aspecto que tem possibilitado a geração de renda no campo para pequenos produtores da agricultura familiar camponesa. Desta forma, o objetivo principal que norteou este trabalho consistiu em compreender o desenvolvimento da avicultura de corte industrial no município de Pocinhos-PB, suas dinâmicas econômicas e desdobramentos socioterritoriais no campo a partir da integração produtiva entre empresas avícolas e produtores rurais. Com este objetivo traçado, buscamos mostrar a importância dessa atividade para a economia local e também as suas consequências socioeconômicas, enumerando situações positivas e negativas que a atividade avícola trouxe desde a sua chegada ao município de Pocinhos-PB em meados dos anos 1990. Como metodologia, optamos pela pesquisa qualitativa, através da qual realizamos pesquisas teóricas e de campo. Em se tratando dos resultados, foi evidenciado que a avicultura de corte industrial trás benefícios ao município de Pocinhos-PB, gerando renda e o pagamento de impostos, por outro lado, há contradições reproduzidas no campo que revelam a subordinação dos pequenos produtores familiares ao capital.
Descrição: SANTOS, A. J. O agronegócio da avicultura de corte industrial no município de Pocinhos - PB: dinâmicas econômicas e desdobramentos socioterritoriais no campo. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande,2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27019
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Aldeir Júnior dos Santos.pdfPDF - Aldeir Júnior dos Santos1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de Depósito314.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.