Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27021
Título: A ficção científica e o ensino de física: uma pesquisa bibliográfica
Autor(es): Andrade, Matheus Wesley de Oliveira
Palavras-chave: Ensino da Física
Ficção científica
Estratégia didática
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: Atualmente, os professores tem uma árdua missão: conseguir a atenção dos alunos e mantê-la durante a aula. Visando facilitar essa tarefa, optou-se por utilizar as atribuições da ficção científica como forma de seduzir os discentes. Dito isso, o presente trabalho tem como objetivo geral, investigar as potencialidades da ficção científica (tecnologia) no ensino de Física. Dessa forma, é realizado um levantamento histórico sobre o elo entre ciência e arte, a origem da ficção científica, suas formas de expressar o mundo, assim, como suas viabilidades no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Chegando ao problema central da pesquisa, é viável utilizar a ficção científica como estratégia educacional motivacional, que estimule os estudantes a perceberem a Física de maneira (re)contextualizada? Assim, o estudo decorreu de uma pesquisa bibliográfica sobre a utilização da ficção científica no ensino de Física, a partir de uma busca online através de duas bases de dados, a PBI (portal de busca integrada) e “PERIÓDICOS” portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Portanto, esses dados foram filtrados com base nos seguintes objetivos específicos: estimular os alunos no processo ensino-aprendizagem de Física; possibilitar a interação dos estudantes a respeito dos conceitos trabalhados na obra; proporcionar intercâmbios através das aulas; e viabilizar a interdisciplinaridade pelo uso da ficção científica. Por meio da síntese dos materiais coletados, percebeu-se uma série de vantagens proporcionadas pela ficção científica no ensino de Física, podendo ser abordada de diferentes maneiras, apresentando o potencial de ser uma estratégia diferenciada para um melhor processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: ANDRADE, M. W. O. A ficção científica e o ensino de física: uma pesquisa bibliográfica. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27021
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Matheus Wesley de Oliveira AndradeTCC - Matheus Wesley de Oliveira Andrade405.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito547.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.