Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27043
Título: Contrato de namoro: uma análise da sua validade no ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es): Sousa, Priscilla Coitinho de
Palavras-chave: Direito civil
Validade jurídica
Contrato de namoro
Data do documento: 5-Abr-2022
Resumo: O presente estudo buscou, como objetivo geral, realizar uma análise acerca da validade jurídica do contrato de namoro, verificando as discussões doutrinárias e jurisprudenciais, acerca do uso deste instrumento. Pois, em diversas situações práticas o direito de família tem se tornado insuficiente para resolver as questões próprias desse momento social, onde a diferenciação entre a união estável e outros relacionamentos tornou-se subjetiva. De modo que, esta pesquisa foi desenvolvida a partir do trabalho de autores, como Tartuce, Stolze, Veloso e Pamplona, entre outros, tendo sido de extrema importância para este trabalho, não apenas estes, mas também alguns autores que publicaram trabalhos sobre o tema posto, bem como o posicionamento da jurisprudência encontrada acerca do tema em questão. Desta maneira, a relevância desta pesquisa fica aparente, na medida em que a tendência à contratualização no direito de família faz surgir o contrato de namoro, como uma alternativa para àqueles que não desejam que sua relação seja, errônea e subjetivamente, confundida com união estável, face aos seus efeitos patrimoniais e sucessórios. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória bibliográfica, com análise qualitativa, já que buscou-se analisar os argumentos da doutrina, artigos, dissertações de mestrado/doutorado, argumentos da jurisprudência, afim de propiciar ao presente estudo uma maior abrangência teórica e técnica. Desta forma, pode-se observar que, apesar de ainda haver muitas discussões jurídicas acerca do tema, a presente autora filia-se à corrente, ainda minoritária, que considera o contrato de namoro juridicamente válido uma vez que não é defeso em lei.
Descrição: SOUSA, Priscilla Coitinho de. Contrato de namoro: uma análise da sua validade no ordenamento jurídico brasileiro. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraiba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27043
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo de depósito.pdfTERMO DE DEPÓSITO2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - PRISCILLA COITINHO DE SOUSA.pdfPDF - PRISCILLA COITINHO DE SOUSA838.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.