Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27050
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Olivia Aparecida Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-01T15:57:47Z | - |
dc.date.available | 2022-07-01T15:57:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27050 | - |
dc.description | ARAÚJO, O. A. S. A construção da práxis educativa por meio do ensino remoto em tempos de pandemia: um relato de experiência vivenciada na residência pedagógica. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de formação de professores que tem como objetivo aproximar o estudante da licenciatura à prática docente através de vivências que unem a formação e os estágios. Diante disso, o presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas no Programa da Residência Pedagógica, bem como trazer reflexões pertinentes diante do atual cenário vivido, tendo em vista que toda a atuação foi feita de maneira remota com auxílio das TICs, uma vez que o mundo tem vivido a pandemia da COVID-19. A experiência foi vivenciada por alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, com o apoio da CAPES, com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande/PB. Para que esse trabalho fosse desenvolvido, contamos também com o apoio e orientação da professora preceptora e da professora orientadora. Em função do período pandêmico e a obrigatoriedade das aulas remotas, podemos dizer que o maior desafio encontrado foi, sem dúvidas, a falta de suporte tecnológico, uma vez que a internet foi utilizada como ferramenta chave para o desenvolver das ações e mesmo vivendo em uma sociedade contemporânea e digital, a falta desses recursos surge segregando ainda mais o fazer educação desses tempos. É necessário ressaltar que a formação docente é necessária para um bom desenvolvimento da práxis educativa e a mesma deve ser contínua. Nos pautamos nos estudos desenvolvidos de Vigotsky (2002), Pimenta (2005,2006), Nóvoa (1991), Kensky (2012,2013), Ferreiro e Teberosky (1984), dentre outros para fundamentar os estudos e o presente relato de experiência. Concluímos que é necessário considerar a sociedade em que estamos inseridos, observando as suas limitações econômicas e sociais e reivindicar políticas públicas que deem o suporte necessário para que alunos e professores tenham condições de executar as suas ações com êxito. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professor | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A construção da práxis educativa por meio do ensino remoto em tempos de pandemia: um relato de experiência vivenciada na residência pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Olivia Aparecida Silva de Araujo.pdf | PDF - Olivia Aparecida Silva de Araújo | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 78.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.