Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27050
Título: | A construção da práxis educativa por meio do ensino remoto em tempos de pandemia: um relato de experiência vivenciada na residência pedagógica |
Autor(es): | Araújo, Olivia Aparecida Silva de |
Palavras-chave: | Residência Pedagógica Formação de Professor Educação |
Data do documento: | 29-Mar-2022 |
Resumo: | A Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de formação de professores que tem como objetivo aproximar o estudante da licenciatura à prática docente através de vivências que unem a formação e os estágios. Diante disso, o presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas no Programa da Residência Pedagógica, bem como trazer reflexões pertinentes diante do atual cenário vivido, tendo em vista que toda a atuação foi feita de maneira remota com auxílio das TICs, uma vez que o mundo tem vivido a pandemia da COVID-19. A experiência foi vivenciada por alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, com o apoio da CAPES, com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande/PB. Para que esse trabalho fosse desenvolvido, contamos também com o apoio e orientação da professora preceptora e da professora orientadora. Em função do período pandêmico e a obrigatoriedade das aulas remotas, podemos dizer que o maior desafio encontrado foi, sem dúvidas, a falta de suporte tecnológico, uma vez que a internet foi utilizada como ferramenta chave para o desenvolver das ações e mesmo vivendo em uma sociedade contemporânea e digital, a falta desses recursos surge segregando ainda mais o fazer educação desses tempos. É necessário ressaltar que a formação docente é necessária para um bom desenvolvimento da práxis educativa e a mesma deve ser contínua. Nos pautamos nos estudos desenvolvidos de Vigotsky (2002), Pimenta (2005,2006), Nóvoa (1991), Kensky (2012,2013), Ferreiro e Teberosky (1984), dentre outros para fundamentar os estudos e o presente relato de experiência. Concluímos que é necessário considerar a sociedade em que estamos inseridos, observando as suas limitações econômicas e sociais e reivindicar políticas públicas que deem o suporte necessário para que alunos e professores tenham condições de executar as suas ações com êxito. |
Descrição: | ARAÚJO, O. A. S. A construção da práxis educativa por meio do ensino remoto em tempos de pandemia: um relato de experiência vivenciada na residência pedagógica. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27050 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Olivia Aparecida Silva de Araujo.pdf | PDF - Olivia Aparecida Silva de Araújo | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 78.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.