Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27081
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macêdo, Luciana Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T21:45:23Z | - |
dc.date.available | 2022-07-18T21:45:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27081 | - |
dc.description | MACÊDO, L. M. Neurociências e educação: uma perspectiva na formação docente. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo teve como objetivo analisar a relação entre neurociência e educação, assim como as contribuições da neurociência para o aperfeiçoamento das práticas educativas no processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, é de suma importância para os docentes adquiram conhecimentos na formação inicial, por ser a base da prática em sala de aula. Com isto, a pesquisa aborda a importância da inclusão do saber neurocientífico nos cursos de licenciatura, em especial, da Pedagogia, uma vez que os saberes acerca do cérebro trazem sentido à aprendizagem. Buscou-se compreender como a aprendizagem acontece, ressaltando a importância da memória, do sono, das práticas pedagógicas direcionadas e dos estímulos nesse complexo processo do aprender. Para a construção desse trabalho, a fonte primária foi a bibliográfica, seguida da sistemática, tendo como suporte: Oliveira (2015); Relvas (2012); Grossi, Lopes, Couto (2014); Grossi, Oliveira, Aguiar (2019); Santos, Freitas (2020); Silva (2016); Carvalho (2011); entre outros. Como resultado, certificou-se que a neurociência tem potencial para contribuir com a educação, conduzindo os professores para o caminho de uma aprendizagem segura, mas para isto é necessária uma revisão nos currículos, a fim de inserir o conhecimento da neurociência nas academias de licenciatura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Neurociência e educação: uma perspectiva na formação docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TERMO DE DEPÓSITO.pdf | Termo de Depósito | 100.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - LUCIANA MARIA DE MACEDO.pdf | Luciana Maria de Macedo | 346.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.