Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacêdo, Luciana Maria de-
dc.date.accessioned2022-07-18T21:45:23Z-
dc.date.available2022-07-18T21:45:23Z-
dc.date.issued2022-04-05-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27081-
dc.descriptionMACÊDO, L. M. Neurociências e educação: uma perspectiva na formação docente. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo teve como objetivo analisar a relação entre neurociência e educação, assim como as contribuições da neurociência para o aperfeiçoamento das práticas educativas no processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, é de suma importância para os docentes adquiram conhecimentos na formação inicial, por ser a base da prática em sala de aula. Com isto, a pesquisa aborda a importância da inclusão do saber neurocientífico nos cursos de licenciatura, em especial, da Pedagogia, uma vez que os saberes acerca do cérebro trazem sentido à aprendizagem. Buscou-se compreender como a aprendizagem acontece, ressaltando a importância da memória, do sono, das práticas pedagógicas direcionadas e dos estímulos nesse complexo processo do aprender. Para a construção desse trabalho, a fonte primária foi a bibliográfica, seguida da sistemática, tendo como suporte: Oliveira (2015); Relvas (2012); Grossi, Lopes, Couto (2014); Grossi, Oliveira, Aguiar (2019); Santos, Freitas (2020); Silva (2016); Carvalho (2011); entre outros. Como resultado, certificou-se que a neurociência tem potencial para contribuir com a educação, conduzindo os professores para o caminho de uma aprendizagem segura, mas para isto é necessária uma revisão nos currículos, a fim de inserir o conhecimento da neurociência nas academias de licenciatura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleNeurociência e educação: uma perspectiva na formação docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de Depósito100.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - LUCIANA MARIA DE MACEDO.pdfLuciana Maria de Macedo346.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.