Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27140
Título: A prática do Hatha Yoga na formação docente: uma proposta para os alunos da Universidade Estadual da Paraíba - CCHE
Autor(es): Silva, Maria Ivaniete da
Palavras-chave: Formação de professores
Educação
Hatha Yoga
Autotransformação
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: Atualmente a formação inicial de professores requer uma atenção maior, uma vez que se tornou indispensável buscar novos caminhos para uma prática renovada pois, em um mundo em constante transformação, se faz necessário a atuação de professores com uma visão renovada e holística. Assim, essa pesquisa procurou refletir maneiras de contribuir para essa mudança, e através do Projeto de Extensão do Hatha Yoga: Integração Filosófica do Corpo e da Mente, trouxe uma proposta para os alunos da Universidade Estadual da Paraíba Campus VI da cidade de Monteiro, que trouxe uma proposta de desenvolver os princípios do ‘autoconhecimento’, ‘autocontrole’ e ‘autotransformação’ como prática integradora na formação docente. Sendo um público continuamente exposto há uma rotina que os levarão a um quadro de estresse, e que através de posturas físicas, (asanas) respiratórios (pranayamas) e meditação (dhyana), buscou-se promover um relaxamento físico e mental, reconectando o praticante com sua essência acalmando corpo e mente, tornado um todo harmônico capaz de desenvolver suas multiplas potencialidades. A história e a entrada do yoga na educação, especialmente no Brasil, nos mostra caminhos possíveis e necessários, sendo concretamente frutífera a relação entre esses dois campus no cenário educacional brasileiro no tocante a formação e aprendizagem dos alunos. Para tanto o educador Paulo Freire (1996), que nos aporta para a necessidade de transformação do educador, e o psicólogo Pierre Well (1991) nos lembra que a civilização que está nascendo precisa de um novo modelo educacional que valorize o saber introdutório do aluno. Já o professor Hemorgenes (1988) através de sua vasta experiência como pioneiro da prática do Hatha Yoga no Brasil, tornou-se indispensável para essa pesquisa, que procurou mostrar o quanto o yoga tem a contribuir para educação. Além de Émile Durkheimn (2016) e Jean Yves (1991) a partir de uma pesquisa qualitativa e documental, sob as técnicas da observação e da entrevista, foi realizada a coleta de dados mediada pela participação que tive como monitora durante alguns anos no referido projeto de extenção. Percebemos que tal proposta fortalece o futuro professor para lidar serenamente como os desafios da profissão encontrando moderação e harmonia desde a sua formação inicial que levará ao ‘autoconhecimento’, a consciência de nossos llimites, de nossas verdadeiras necessidades e de nossa relação com os outros e com o mundo, ‘autocontrole’, indispensável para os formandos que serão formadores de uma nova sociedade que exige constante transformação, e do profissional aberto ao conhecimento. Portanto, o estudo aponta para observação da junção entre yoga e educação na condição de uma formação holística do ser humano (cidadão) e dos profissionais (professores) como futuros agentes intervindo de maneira construtiva de um caminho melhor na formação da educação e da sociedade brasileira.
Descrição: SILVA, M. I. A prática do Hatha Yoga na formação docente: uma proposta para os alunos da Universidade Estadual da Paraíba - CCHE. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27140
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Ivaniete da Silva.pdfPDF - Maria Ivaniete da Silva735.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito107.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.