Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27151
Título: Associação de catadores de recicláveis e o auxílio à manutenção do equilíbrio ambiental: o caso de Borborema/PB
Autor(es): Silva, Igor Bezerril da
Palavras-chave: Meio ambiente
Resíduos sólidos
Catadores
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: É do conhecimento de muitos a problemática que a geração exacerbada de resíduos sólidos traz para a sociedade. Este trabalho analisa a atuação da Associação de Catadores de Recicláveis de Borborema (ASCARB) na cidade e sua contribuição para manutenção do equilíbrio ambiental. O município de Borborema/PB, apesar de pequeno, produz uma quantidade significativa de resíduos sólidos, os quais se forem descartados incorretamente, acarretarão danos graves ao meio ambiente. Os objetivos deste estudo foram demonstrar a dinâmica de produção de resíduos na cidade, a atuação da ASCARB e elucidar como os problemas passados pelos associados. A pesquisa se estruturou em dados colhidos junto a ASCARB, Secretaria de Meio Ambiente da cidade e autores como Mucelin; Bellini (2008); Friede et.al (2019); Fontão (2020); IBGE (2021); Abrelpe (2021) também deram base à escrita do texto. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, levantamento de dados e pesquisa de campo para uma análise geográfica da produção e destino dos dejetos produzidos em escala local. Consideramos finalmente que, apesar de existir uma Associação de catadores de recicláveis em Borborema, nem tudo é aproveitado, pois não existe ainda, uma consciência ou educação ambiental ampla, capaz de elevar o nível de proteção ambiental.
Descrição: SILVA, I. B. da. Associação de catadores de recicláveis e o auxílio à manutenção do equilíbrio ambiental: o caso de Borborema/PB. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27151
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Bezerril da SilvaPDF - Igor Bezerril da Silva1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito88.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.