Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27168
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Elizangela Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T11:49:28Z | - |
dc.date.available | 2022-07-28T11:49:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27168 | - |
dc.description | XAVIER, Elizangela Pereira. O processo de letramento no período pandêmico: desafios e práticas para uma aprendizagem significativa. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de alfabetização não acontece de forma aleatória, antes, precisa fazer sentido para o alfabetizando de forma que ele encontre uma relação prática entre aquilo que decodifica nos textos e o que vivencia de modo que o letramento é um aspecto fundamental para que a aquisição da leitura ocorra. Para tanto, se faz necessária uma prática docente comprometida em consolidar o contato do aluno aprendente com textos que circulam socialmente para que assim, o conhecimento de mundo se efetive e contribua para a formalização do processo de alfabetização. Dentro desse aspecto, o presente trabalho tem como objetivo, refletir acerca de como se deu o processo de aquisição da leitura durante o período pandêmico que foi de 2020 a 2021, procurando refletir de que forma a ação docente arregimentou estratégias para garantir a alfabetização dos educandos durante as aulas remotas e de que maneira essas aulas oportunizaram o contato com a leitura. Através da pesquisa bibliográfica, buscou-se consolidar o entendimento mais aprofundado sobre a maneira como a prática docente se cumpriu e suas especificidades no contexto da educação básica, encontrando aportes nos escritos de Kleiman (2007); Marcuschi (2010), Rojo (1998); Soares (1998); dentre outros estudiosos que trazem uma discussão pertinente à temática e contribuem para as análises acerca de todo o processo de letramento e alfabetização. Ao final do estudo, foi possível estabelecer valiosos entendimentos acerca das relações imprescindíveis entre prática docente e o processo de aquisição da leitura numa perspectiva de ensino remoto, tais como a percepção do uso das plataformas digitais como espaço de aprendizagem apontando para a percepção do ato de alfabetizar enquanto espaço de transformação sociocultural em constante ressignificação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Maria Karoliny Lima de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Período pandêmico | pt_BR |
dc.title | O processo de letramento no período pândemico: desafios e práticas para uma aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elizangela Pereira Xavier | PDF - Elizangela Pereira Xavier | 450.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 222.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.