Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27256
Título: Tecnologias em sala de aula: O uso do aplicativo Nearpod em tablets escolares como recurso pedagógico no ensino de Ciências
Autor(es): Araújo, Thiago Silva de
Palavras-chave: Nearpod
TDICs
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar a aplicabilidade do recurso tecnológico e multiplataforma Nearpod, usado na ocasião em tablets escolares na disciplina de Ciências, em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Campina Grande, PB. Diante da intensa expansão do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), sob diferentes formas de dispositivos móveis e utilizados simultaneamente em diferentes espaços, torna-se extremamente necessário que haja a inserção dessas ferramentas tecnológicas em sala de aula como parte do processo educacional. Dessa forma, é possível promover uma aprendizagem mais significativa, tornando as aulas mais atrativas para o aluno e transformando-o em um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. Diante desse contexto, é importante que o professor esteja capacitado para trabalhar com alunos que cresceram inseridos nessa nova realidade tecnológica. O aplicativo Nearpod permite conectar um computador com vários smartphones ou tablets, fornecendo ao professor um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de introduzir um tema, de trabalhar com os alunos presencial e/ou virtualmente e também de avaliá-los. O procedimento metodológico utilizado para obtenção dos resultados consistiu na realização de uma aula de Ciências utilizando o recurso tecnológico Nearpod, nos tablets pertencentes à escola, com aplicação de um questionário fechado para os alunos e, por fim, a análise dos dados. A partir da análise dos resultados obtidos, constatou-se que o uso do aplicativo Nearpod em tablets escolares teve uma real significância no processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos na aula, e possibilitando que o professor trabalhasse o conteúdo de maneira criativa e diferenciada.
Descrição: ARAUJO, Thiago Silva de. Tecnologias em sala de aula: o uso do aplicativo Nearpod em tablets escolares como recurso pedagógico no ensino de Ciências. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27256
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thiago Silva de AraújoTCC - Thiago Silva de Araújo920.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito140.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.