Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27308
Título: O preconceito contra asiáticos durante a pandemia da Covid 19: uma análise de comentários no Youtube
Autor(es): Silva, Liriana Santos Ferreira da
Palavras-chave: Análise do discurso
Discurso xenofóbico
Covid-19
Preconceito
Data do documento: 12-Mai-2022
Resumo: Os discursos xenofóbicos contra os asiáticos, que antes da pandemia eram mascarados e tidos apenas como brincadeiras ou piadas, expandiram-se com o surgimento da covid-19. Isso ocorreu porque a China ficou em evidência no mundo, por ter sido o local onde aconteceu o primeiro caso, ocasionando vários ataques de ódio e xenofóbicos contra os asiáticos /descendentes que moram em vários países, não sendo diferente no Brasil. Considerando esse contexto, este artigo objetiva analisar os comentários preconceituosos no YouTube contra os asiáticos durante a pandemia, utilizando duas reportagens, publicadas no canal Redetv News e Band Jornalismo, com os seguintes títulos “Corona vírus gera preconceitos contra os asiáticos” e “Corona vírus: asiáticos relatam casos de preconceitos por causa da doença.”. O intuito é verificar como os discursos de ódio são construídos, de modo que evidenciam os comentários injuriosos referentes aos asiáticos. Teoricamente, este trabalho está situado no campo da Análise do Discurso de linha francesa, tendo como alicerce as ideias de Orlandi (2020), Gregolin (2003), Fernandes (2008), Dias (2016), dentre outros autores. A pesquisa é de cunho documental e abordagem qualitativa, tendo em vista os documentos bibliográficos, e a explanação dos diversos fatores que geraram tais comentários de ódio. Constatamos que a ocorrência dos comentários xenofóbicos acontece devido ao desconhecimento da cultura asiática, à desinformação sobre a covid-19, ao uso de Fake News e aos posicionamentos ideológicos, religiosos e políticos contra os asiáticos.
Descrição: SILVA. L. S. F. O Preconceito Contra Asiáticos Durante a Pandemia da Covid 19: Uma análise de comentários no YouTube. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27308
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pdf Liriana Santos Ferreira da Silva. Pdf.pdfLiriana Santos Ferreira da Silva965.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito Liriana Santos Ferreira da Silva.pdfTermo de Depósito406.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.