Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27320
Título: Uberização: as relações de trabalho contemporâneas no Brasil e o reconhecimento do vínculo de emprego dos motoristas de aplicativos e plataformas digitais
Autor(es): Gomes, Célia Elizabeth Lucas
Palavras-chave: Uberização
Motoristas de aplicativos
Plataformas digitais
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: O termo “uberização” se originou a partir da popularização do Uber, famoso aplicativo digital responsável por, através de seus próprios algoritmos e tecnologia, conectar passageiros e motoristas prestadores de serviços, estes sendo formalmente considerados como trabalhadores independentes. Ocorre que, no contexto das relações de trabalho contemporâneas, nas quais impera a flexibilização dos direitos laborais e a informalidade, o referido termo passou a ser utilizado como sinônimo de trabalho precário, preocupando os estudiosos da área e gerando uma série de controvérsias. Assim, por meio da metodologia científica hipotético-dedutiva, viabilizada através da investigação bibliográfica e documental, o presente trabalho de conclusão de curso objetiva entender tal fenômeno, em especial sob a perspectiva dos motoristas de aplicativos no Brasil. Para isso, analisaremos a realidade laboral em que esses trabalhadores estão envoltos, o alcance da legislação trabalhista pátria atual, assim como projetos de lei que buscam melhor regulamentar a situação, além da forma como a jurisprudência nacional vem abordando o tema.
Descrição: GOMES, Célia. Uberização: as relações de trabalho contemporâneas no Brasil e o reconhecimento do vínculo de emprego dos motoristas de aplicativos e plataformas digitais. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27320
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Célia Elizabeth Lucas Gomes.pdfPDF - Célia Elizabeth Lucas Gomes515.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito - TCC.pdfTermo de depósito371.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.