Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27329
Título: A educação do campo na dinâmica do território camponês: um olhar para as práticas educativas e processos metodológicos na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes – Mari/PB
Autor(es): Silva, Juliane Faustino da
Palavras-chave: Educação do Campo
Escola Tiradentes
Práticas Educativas
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: Em meio a um contexto histórico marcado por desigualdades e complexidades para a população rural, surge a proposta de educação do campo com a finalidade de promover um ensino que atenda as peculiaridades da vida camponesa, estando relacionada à dimensão política, cultural, social e histórica do território camponês. Desse modo, o objetivo deste trabalho está pautado em analisar de que forma os aspectos metodológicos do ensino e as práticas pedagógicas adotadas na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes, podem estar associadas a um projeto educativo na perspectiva da educação do campo. No que se refere aos procedimentos metodológicos, utilizou-se o método materialista histórico-dialético e recorreu-se a abordagem qualitativa e a pesquisa in loco na referida unidade escolar, no intuito de compreender os processos pedagógicos desenvolvidos nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos permitem inferir que a Escola Tiradentes está diretamente associada ao contexto de luta pela terra que marcou a formação do assentamento Tiradentes desde o período de acampamento, até a sua conquista, a partir da reivindicação das famílias Sem Terra e dos movimentos sociais, mais especificamente, o MST. Desse modo, notou-se que o currículo da escola, as práticas pedagógicas e as metodologias adotadas pelos docentes se aproximam e fazem as devidas vinculações com a educação do campo, principalmente com a atual construção da matriz curricular para escolas do campo por parte dos professores e da secretaria de educação do município de Mari. No entanto, notou-se que existe na referida unidade escolar, uma forte presença do modelo de ensino urbanizado e pautado nas determinações da secretaria de educação do município e na Base Nacional Comum Curricular. No depoimento dos docentes, eles expressaram que a formação inicial deixa lacunas com relação a essa modalidade de ensino e que precisam lidar e aprender a desenvolver essa proposta na prática, destacando também a inexistência de um material didático contextualizado e a falta de formação continuada nessa perspectiva. Destarte, salienta-se que a educação do campo é uma temática complexa, que vai além de questões puramente pedagógicas e que ainda está em desenvolvimento na escola Tiradentes. Portanto, a luta tem que ser contínua e as questões apresentadas neste trabalho apontam para a possibilidade de pesquisas futuras que possam complementar e difundir ainda mais essa temática.
Descrição: SILVA, J. F. da. A educação do campo na dinâmica do território camponês: um olhar para as práticas educativas e processos metodológicos na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Tiradentes – Mari/PB. 2022. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27329
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliane Faustino da silvaPDF - Juliane Faustino da silva1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito254.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.