Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27337
Título: | As contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento integral das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Gomes, Maria Joelma da Silva |
Palavras-chave: | Leitura de Literatura Desenvolvimento Integral Mediação Pedagógica Educação |
Data do documento: | 26-Jul-2022 |
Resumo: | O presente estudo apresenta discussões acerca da leitura de literatura nos anos iniciais do ensino fundamental, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento integral das crianças. Neste contexto problematizamos, quais as contribuições da literatura no desenvolvimento do gosto pela leitura dos(as) alunos(as) no 5º ano do Ensino Fundamental? O respectivo trabalho possui como objetivo geral, compreender o trabalho com a leitura de literatura em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Alagoa Grande/PB. Como objetivos específicos, discutir sobre a leitura de literatura e sua influência na construção do gosto pela leitura; identificar a importância da literatura para o desenvolvimento linguístico, intelectual, emocional, cognitivo e social das crianças; analisar a mediação pedagógica no processo de formação de leitores(as). A metodologia utilizada caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa em educação, sendo um estudo de campo e uma Pesquisa-ação com a aplicação da metodologia da andaimagem. Como aporte teórico utilizou-se os seguintes autores e autoras: Amarilha (1997, 2000, 2011, 2013), Cadermatori (2010), Fontana e Cruz (1997), Saldanha (2018), Araújo (1996), Graves e Graves (1995), dentre outros(as) que abordam a leitura de literatura e a importância da mediação pedagógica, bem como os procedimentos da andaimagem, colaborando de forma significativa para a fundamentação, aplicação e reflexão da pesquisa. Os resultados apontaram que é possível despertar o gosto pela leitura de literatura nas crianças, por meio de técnicas previamente elaboradas e planejadas, e que a mediação pedagógica tem importante papel na construção desse sujeito leitor. Além da contribuição que a leitura de literatura possibilita para o desenvolvimento integral infantil. |
Descrição: | GOMES, M. J. da S. As contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento integral das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27337 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Joelma da Silva Gomes | PDF - Maria Joelma da Silva Gomes | 3.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 702.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.