Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27353
Título: O Contexto Institucional de Arranjos Produtivos Locais: o caso do arranjo de couro e calçados de Campina Grande - PB
Autor(es): Oliveira, Tatiane de
Palavras-chave: Arranjos Produtivos Locais- APL
Contexto Institucional
APL de Couro e Calçados
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: Os arranjos produtivos locais proporcionam o desenvolvimento da região na qual estão inseridos e vantagens competitivas para as empresas que fazem parte dele. O ambiente no qual os atores desses arranjos interagem é permeado de regras, normas e convenções que acabam por regular todas as interações do ambiente, assim, o contexto institucional pode impactar o desenvolvimento econômico das sociedades e desempenho das empresas. Tendo isso em vista, o presente trabalho buscou caracterizar o contexto institucional de referência do APL de Couro e Calçados de Campina Grande, dada a sua importância para o Estado. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratório sob a forma de estudo de caso com uma abordagem qualitativa, para a coleta de dados foram utilizados entrevistas semiestruturada, documentos e estudos realizados anteriormente. Com base na análise podemos concluir que apesar de haver regras formais que regem as relações trabalhistas, nem todas as empresas as seguem e apesar de haver uma situação de mercado favorável, os produtos não são competitivos e não há muita confiança e cooperação entre os atores, visto que as interações são insuficientes para que essas se desenvolvam. Dessa forma, faz-se necessário o estímulo para o desenvolvimento de confiança e cooperação; a governança pode ser um meio para tanto, assim como a implementação de políticas públicas.
Descrição: OLIVEIRA, Tatiane de. O Contexto Institucional de Arranjos Produtivos Locais: o caso do arranjo de couro e calçados de Campina Grande - PB. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, [2022].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27353
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de deposito.pdfTermo de deposito342.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Tatiane de Oliveira - Versão Final.pdfPDF - Tatiane de Oliveira - Versão Final414.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.