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Título: A mulher na cantoria de viola: denúncia, força e representatividade
Autor(es): Passos, André Miguel da Silva
Palavras-chave: Literatura popular
Repente de autoria feminina
Cantoria de viola
Data do documento: 3-Ago-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar três repentes de autoria feminina: Os direitos da mulher da autora Mocinha de Passira, A mulher na sociedade das poetisas Minervina Ferreira e Maria da Soledade e Quem disser que a mulher não canta nada/não conhece de nada do repente de Fabiane Ribeiro e Rafaela Dantas a fim de refletir sobre a representatividade da mulher no repente e na criação poética das autoras. Os pressupostos teóricos que nos serviram de base foram os estudos em torno da questão de gênero de Scott (1995) e Perrot (2005). As considerações teóricas sobre cultura popular, memória, repente e oralidade na esteira de Silva (2009), Le Goff (1990), Medeiros (2015), Queiroz (2014), Melo (2004), Lamaire (2014), Sautchuk (2009), Monteiro (2004), Ramalho (2001), Zumthor (1985), Bosi (1992) e Sousa (2003). Após a análise dos repentes, foi possível compreender que as autoras, a partir de suas produções, reivindicam a valorização da poesia repentista a partir da autoria feminina, assim como exploram a representatividade da mulher na sociedade enquanto sujeito de direitos.
Descrição: PASSOS, A. M. S. A mulher na cantoria de viola: denúncia, força e representatividade. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27358
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