Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27367
Título: Direito constitucional comparado: um paralelo entre o histórico constitucional da Rússia e do Brasil
Autor(es): Gonçalves Neto, Paulino
Palavras-chave: Direito Constitucional
Direito Comparado
Rússia
Brasil
Data do documento: 27-Jun-2022
Resumo: As recentes crises nos países neoliberais observados desde a primeira década do século 21 refletem a dicotomia existencial do capitalismo contemporâneo, que agora, ao reinar em boa parte do globo sem quaisquer contestações, se prostra a evidenciar as mazelas do sistema, enquanto, ao mesmo tempo, fortalece ainda mais sua hegemonia. Analisar e comparar as transitividades constitucionais consoantes a essas duas nações irá nos permitir investigar a origem e o desenrolar dessa hegemonia ideológica partindo de pressupostos distintos. Onde, de um lado, se fala acerca de um país dominado por uma ditadura do capital, tendo sua origem num golpe de estado com o objetivo de afastar o perigo vermelho e socialista vindo do outro lado do mundo, e do outro, a própria autopsia do cadáver soviético, que não resistiu as intensas crises internas na década de 1980 e expôs para o mundo um possível “fim do comunismo”, ou até mesmo a falha de sua maior tentativa até então. Por tanto, compreender essas duas facetas, é compreender o mundo do passado, do presente e o que poderá vir a ser do futuro.
Descrição: GONÇALVES NETO, P. Direito constitucional comparado: um paralelo entre o histórico constitucional da Rússia e do Brasil. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27367
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulino Gonçalves NetoPDF - Paulino Gonçalves Neto552.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito455.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.