Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27408
Título: Educação em solos e seus reflexos na redução da degradação ambiental
Autor(es): Oliveira, Jonildo dos Santos
Palavras-chave: Educação em solos
Degradação dos recursos naturais
Sustentabilidade
Educação ambiental
Sensibilização ambiental
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: Esta pesquisa introduz a educação em solos, como instrumento valioso no alcance da redução da degradação ambiental. Com isto, este trabalho tem como objetivo demonstrar de que forma o conhecimento intrínseco da educação em solos, que é fruto da educação ambiental, pode contribuir para sensibilizar as pessoas, a porem em prática hábitos sustentáveis para com o recurso natural solo, de forma a colaborar na redução dos danos ambientais causados a este elemento natural. Foram aplicados dois questionários, sendo um direcionado aos professores e outro aos alunos de séries concluintes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino dos municípios paraibanos de Araçagi e Santa Rita. Pretende-se avaliar o domínio dos docentes em relação à ciência pedológica, tendo em vista sua formação inicial, bem como suas principais dificuldades na implementação desta temática em sala de aula, além de avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao solo, considerando as possíveis divergências de opiniões, em decorrência do espaço em que as escolas estão inseridas (urbano/rural). Os resultados atestam que os alunos já tinham consigo saberes basilares acerca do solo, não sendo observadas distinções consideráveis desse conhecimento entre ambas as séries, em razão do contexto socioeconômico de cada escola. Constatamos a existência de limitações metodológicas e carência de recursos didáticos que dificultam a utilização desta abordagem pelos professores em suas aulas. Destaca-se que é preciso, cada vez mais, popularizar o ensino de solo no meio educativo, buscando elevar sua importância, em virtude do preocupante quadro de degradação atual deste recurso natural.
Descrição: OLIVEIRA, J. dos S. Educação em solos e seus reflexos na redução da degradação ambiental. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27408
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonildo dos Santos OliveiraPDF - Jonildo dos Santos Oliveira955.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito161.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.