Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27423
Título: O IBGE e a constituição de uma Geografia escolar moderna durante o Estado Novo: um estudo a partir da Revista Brasileira de Geografia (1939-1942)
Autor(es): Almeida, José Noberto Andrade de
Palavras-chave: Geografia
Ensino secundário
Revista Brasileira de Geografia
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: Nesta monografia, o nosso objetivo se dá na investigação do papel da Revista Brasileira de Geografia a partir das contribuições de suas publicações para a constituição da Geografia escolar moderna voltada para o ensino secundário no decurso do período de 1939 – 1942, quando o Brasil passava pelo período ditatorial do Estado Novo, sob o governo de Getúlio Vargas. Para tanto, nos apoiamos na perspectiva dos estudos historiográficos e selecionamos como fonte principal de pesquisa o periódico organizado pelo IBGE, conhecido como Revista Brasileira de Geografia (RBG). No período estudado, em que Vargas visava um projeto econômico e educacional para o Brasil, acreditamos ser a criação do IBGE e da RBG parte integrada ao alcance de seus objetivos. Como procedimentos metodológicos, selecionamos no banco de dados da Biblioteca Digital do IBGE, artigos da Revista Brasileira de Geografia (RBG) entre os anos de 1939 – 1942, em especial os que concernem as prescrições e práticas para o ensino da Geografia. Para além, realizamos um levantamento bibliográfico de autores como Delgado de Carvalho (1925), Camargo (2009), Dias (2013) e Albuquerque (2014) que nos auxiliaram a entender nossa temática de pesquisa. Em gabinete, realizamos a catalogação das revistas e leitura seguida de análise das publicações selecionadas. O periódico em análise se mostra como campo fértil para as investigações sobre a História da Geografia escolar, capaz de revelar interesses voltados para o ensino desta disciplina no recorte temporal estabelecido, bem como a constituição desta em bases modernas e científicas.
Descrição: ALMEIDA, J. N. A. de. O IBGE e a constituição de uma Geografia escolar moderna durante o Estado Novo: um estudo a partir da Revista Brasileira de Geografia (1939 - 1942). 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27423
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Noberto Andrade de AlmeidaPDF - José Noberto Andrade de Almeida1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito137.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.