Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27450
Título: Educação inclusiva em tempos de pandemia: um estudo de caso numa sala de atendimento educacional especializado (AEE) sobre os desafios enfrentados no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência no ensino remoto emergencial
Autor(es): Silva, Maria Simone Pereira da
Palavras-chave: Alunos com deficiência
Ensino remoto
Educação inclusiva
Data do documento: 5-Ago-2022
Resumo: A educação inclusiva na área de educação especial é um grande avanço para construirmos uma sociedade justa. Num momento tão difícil no qual o mundo enfrentou a Pandemia de COVID19, vimos a necessidade de refletir quais os desafios e as estratégias que estiveram presentes na educação de crianças e adolescentes com deficiência a partir do ensino remoto emergencial. Para tanto, aplicamos questionário estruturado no Google Forms, enviado através do aplicativo de mensagens Whatsapp para professores, gestão escolar e responsáveis familiares dos alunos que tiveram aulas remotas no contexto Pandêmico. O presente trabalho foi aplicado em uma sala de Atendimento Educacional Especializado da Escola Professora Zélia Braz, localizada na cidade de Sumé, Paraíba. Este estudo pode ser considerado um estudo de caso de cunho exploratório, no qual investiga-se um fenômeno contemporâneo. De modo que utilizamos alguns teóricos; Mantoan (2003, 2006), Mendes (2020), além de documentos oficiais, entre outros. Os resultados apontam para os seguintes desafios: falta de concentração dos alunos, ausência de socialização com a turma, pouco retorno das atividades repassadas e vínculo fragilizado entre família e escola, tempo limitado das aulas síncronas, entre outros. O estudo buscou refletir sobre algumas problemáticas que foram evidenciadas nesse contexto de pandemia, mas que devem ser refletidas ao longo do tempo, pois a inclusão é algo contínuo que deve estar sempre presente nas discussões acadêmicas, a fim de que as práticas pedagógicas e toda a sociedade possa garantir a inclusão efetiva de todos os estudantes.
Descrição: SILVA, M. S. P. Educação inclusiva em tempos de pandemia: um estudo de caso numa sala de atendimento educacional especializado (AEE) sobre os desafios enfrentados no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência no ensino remoto emergencial. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27450
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Simone Pereira da Silva.pdfPDF - Maria Simone Pereira da Silva1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito470.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.