Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27467
Título: Direito à saúde: acórdãos do Supremo Tribunal Federal na dispensação farmacêutica
Autor(es): Melo, Emerson Fernandes Lira de
Palavras-chave: Direito a saúde
Judicialização na saúde
Direito social
Sistema Único de Saúde
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: O presente artigo tem como escopo pôr em debate as questões e controvérsias em relação ao acesso a saúde por toda a população e a negativa do Estado e os obstáculos para tal enfrentados, como também refletir sobre a judicialização das políticas públicas, em especial no que tange a efetivação do Direito a saúde, um direito assegurado. A Constituição de 1988 institucionalizou a criação de um novo modelo de saúde pública no Brasil, sendo ele o Sistema Único de Saúde (SUS), que mesmo diante de procedimentos de alta complexidade, é muito defasada, e é palco de várias batalhas jurídicas ao longo dos tempos. Apresenta-se uma análise sobre como se admite a judicialização na área da saúde e quais decisões os magistrados têm acolhido para garantir às pessoas o seu direito que é garantido na Constituição. Neste trabalho usaremos como parâmetros, além da Constituição de 1988 que estabelece normas gerais, se destacam as Leis Orgânicas da Saúde nº. 8.080/1990 e nº 8.142/1990. Realizado por meio dedutivo, através de pesquisas bibliográficas, apresenta, de forma breve o direito a saúde e a ela inerentes, garantidos na Carta Magna.
Descrição: MELO, E. F. L. de. Direito à saúde: acórdãos do Supremo Tribunal Federal na dispensação farmacêutica. 2022. 31f. Trabalho de conclusão do curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27467
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emerson Fernandes Lira de MeloPDF - Emerson Fernandes Lira de Melo712.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.