Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27500
Título: Normativismo e preconceito linguístico nas redes sociais: o posicionamento dos internautas no Instagram a respeito do uso da língua
Autor(es): Souza, Thais de Farias
Palavras-chave: Preconceito linguístico
Norma padrão
Atitude linguística
Comentários do instagram
Data do documento: 9-Ago-2022
Resumo: As redes sociais têm possibilitado a ampliação das relações socias, um exemplo é o Instagram que, atualmente, se tornou um dos grandes espaços de interações sociais. A plataforma apresenta um grande fluxo de comentários e, por esse motivo, em se tratando de língua, é um lugar onde se encontram diversos posicionamentos a respeito do seu uso. Assim, a presente pesquisa surgiu a partir da observação de interações que, por muitas vezes, revelou certa intolerância com alguns usos da Língua Portuguesa, especificamente na modalidade não padrão. Nesse sentido, o presente estudo objetiva interpretar como o preconceito linguístico é revelado nos comentários dos internautas no Instagram. A pesquisa baseia-se nos estudos de Faraco (2008) e (2019) sobre normativismo linguístico; nos apontamentos de Bagno (2015) e Leite (2021) sobre preconceito e intolerância linguística; Botassini (2015), Cardoso (2015) e Corbari (2013) que fornecem subsídios para a definição e compreensão sobre atitudes linguísticas e Bortoni-Ricardo (2021) sobre as redes sociais. Para a realização deste estudo, foram escolhidas três postagens, cinco comentários de cada, totalizando 15 comentários. A investigação se desenvolve numa abordagem qualitativa, na perspectiva de Minayo (2001); quanto ao processo de coleta de dados, esta pesquisa se classifica como netnográfica, pois, segundo Rocha e Eckert (2008), possui o objetivo de estudar um determinado grupo social através de conversas formais e informais, no nosso caso, através de comentários em postagens no Instagram; e no processo de análise dos dados, a pesquisa também se caracteriza como descritiva baseada nos pressupostos de Gil (2002) pois buscamos descrever as atitudes e crenças dos usuários frente às postagens. Os resultados obtidos mostram que os usuários utilizam o Instagram como meio de propagar juízos de valor a respeito das variedades linguísticas, apegando-se ao fato de que a norma deve ser cumprida e o que foge a ela deve ser considerado errado. Os resultados também mostram a importância de haver um maior esclarecimento acerca do uso das variações linguísticas, deixando claro o quanto a nossa língua é heterogênea.
Descrição: SOUZA, T. F. Normativismo e preconceito linguístico nas redes sociais: o posicionamento dos internautas no Instagram a respeito do uso da língua. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27500
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thais de Farias Souza.pdfPDF - Thais de Farias Souza2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.