Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27507
Título: A problemática dos municípios: uma análise acerca da inviabilidade das pequenas cidades
Autor(es): Xavier, Caio Vinícius Ribeiro
Palavras-chave: Municípios
União
Inviável
Finanças
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a questão da inviabilidade fiscal de alguns municípios brasileiros, em especial, aqueles com menos de cinco mil habitantes, que não possuem arrecadação própria. Utiliza-se de uma pesquisa do tipo exploratória, por meio de pesquisas bibliográficas, de forma quantitativa acerca das despesas geradas por estes entes federados, levando em conta os fatores que levaram a União à quantidade atual de Edilidades-Mirins. Deste modo, o artigo aponta que o número atual de municípios inviáveis causa um grave dano ao erário, sem a perspectiva de um retorno paritário, alavancando, contribuindo, não como fator principal, mas um dos, para que a máquina pública seja ineficiente. O texto também faz menção ao impacto que a extinção desses municípios traria às finanças públicas.
Descrição: XAVIER, C. V. R. A problemática dos municípios: uma análise acerca da inviabilidade das pequenas cidades. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27507
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio Vinícius Ribeiro XavierPDF - Caio Vinícius Ribeiro Xavier322.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.