Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27514
Título: | A Robótica Educacional Como Uma Ferramenta No Ensino De Matemática: Relato De Experiência De Estágio |
Autor(es): | Silva, Itallo Mendes da |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática Tecnologias Robótica educacional Ferramentas de ensino Situação-problema |
Data do documento: | 3-Ago-2022 |
Resumo: | Este trabalho aborda a Robótica Educacional (RE) como ferramenta de ensino. A utilização das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) apresenta-se como tendência no ensino de Matemática, sendo que a RE já é aplicada em escolas do Brasil que dispõem dessa estrutura. Apresenta-se pontos positivos de sua aplicação, fundamentando-se na vertente construtivista/construcionista de ensino. Os objetivos deste trabalho são, de forma geral, identificar as discussões quanto à utilização das tecnologias no ensino de Matemática e como construir conhecimento significativo da aplicação matemática no cotidiano. De modo específico, abordar o potencial oferecido pela RE construindo conhecimento tecnológico e realizando determinadas tarefas, partindo de situações-problema reais, aplicando os conhecimentos matemáticos e atribuindo sentido prático ao que antes era apenas teórico. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo-explicativo, fazendo interpretações de dados observados para levantamento de resultados e buscando correlacionar estes com os fatores influenciáveis anteriormente estudados. A Pesquisa foi originada por meio de observação direta em escola-campo de Estágio, com relato de experiência de atividade prática desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola SESI Dionísio Marques de Almeida. A observação direta dos estudantes em situação de resolução de problemas envolvendo o pensamento matemático e a RE foi o procedimento para coleta de dados. Utilizou-se ainda um roteiro com as instruções das atividades que as equipes deveriam resolver. Percebe-se que a resolução da situação-problema envolvendo a RE expressa a noção matemática (que esteve presente em todos os casos desenvolvidos), aplicação da teoria na prática, mas a falta da formalização influencia também na escrita matemática dos estudantes que por vezes não reconhecem (ou não sabem descrever) o pensamento matemático presente no seu raciocínio. |
Descrição: | SILVA, I. M. A Robótica educacional como uma ferramenta no ensino de matemática: relato de experiência de estágio. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27514 |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Itallo Mendes da Silva | TCC - Itallo Mendes da Silva | 695.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 82.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.