Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27530
Título: Racismo nas decisões judiciais e a importância da palavra da vítima nos crimes raciais
Autor(es): Esperança, Jonas Cândido
Palavras-chave: Racismo
Crimes raciais
Palavra da vítima
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: Este trabalho buscou analisar o tratamento dado ao negro, ao buscar a tutela jurisdicional do Estado para a sua proteção, quando vítima de crime racial. Teve como objetivo geral identificar no processo penal, e nas decisões judiciais, ferramentas hábeis para o comba-te e erradicação dos crimes raciais no Brasil. A abordagem interdisciplinar com outros campos do conhecimento com o objetivo de demonstrar a complexidade do tema. Exami-na-se o contexto social brasileiro, onde se deu a criação das leis penais racistas, a in-fluência do período pós-abolição e o mito da democracia racial, que foram alicerces da fundamentação histórica. Os conceitos legais da prova penal, assim como os aspectos que envolvem sua produção e valoração diante das especificidades nos crimes raciais a partir da palavra da vítima, embasaram a produção teórica. Concluiu-se que é possível a condenação do réu nos crimes raciais, somente com a palavra da vítima, desde que não haja outros meios de provas e, a partir de uma análise ampla, para além da dogmática ju-rídica.
Descrição: ESPERANÇA,, J. C. Racismo nas decisões judiciais e a importância da palavra da vítima nos crimes raciais. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27530
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonas Cândido Esperança1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito411.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.