Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27548
Título: Implantação do PBDOC na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano: uma análise arquivística
Autor(es): Galdino, Tatiane dos Santos
Palavras-chave: Documentos digitais
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba
PBdoc
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: Nos últimos anos os documentos arquivísticos vêm passando por mudanças em virtude dos avanços sociais e tecnológicos, impactados pelas mudanças informacionais. E essas mudanças afetam não apenas o suporte, pois a informação tem se diversificado por meio de diversas plataformas e formatos. Tendo como objetivo analisar, sob a perspectiva Arquivística, a implantação da Plataforma Oficial do Estado da Paraíba (PBdoc), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH). Esta pesquisa é de natureza descritiva de caráter exploratório. Foi utilizada uma abordagem quantitativa e qualitativa e, para fundamentar o desenvolvimento desta pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico. Tendo como campo empírico a SEDH, a coleta de dados foi realizada por meio da observação direta, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. A análise de dados foi realizada a partir da exploração de algumas funcionalidades do PBdoc e dos dados coletados, comparando-os. Percebeu-se que a aplicação dos instrumentos arquivísticos trouxe celeridade no processo de produção, tramitação e recuperação documental, mesmo que alguns usuários apresentaram dificuldades nesse processo, considerando que, a falta de um repositório arquivístico confiável, da tabela de temporalidade e do plano de classificação, compromete a integridade dos documentos a longo prazo. A partir desta análise, conclui-se que os requisitos arquivísticos presentes no PBdoc, ainda é um desafio para os usuários internos, tendo algumas alterações a serem feitas para a melhoria do sistema e preservação da informação.
Descrição: GALDINO, T. dos S. Implantação do PBdoc na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano: uma análise arquivística. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27548
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiane dos Santos Galdino2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito219.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.