Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27669
Título: Trabalho escravo doméstico no Brasil: uma triste realidade
Autor(es): Viana, Roberta Carolina de Souza
Palavras-chave: Doméstica
Escravo
Sociedade
Direito do Trabalho
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: O trabalho escravo doméstico é uma realidade presente no Brasil, sendo preciso expor essa situação escondida entre os vieses sociais para que esse problema possa ser enfrentado. O destrato e o desrespeito com a legislação trabalhista brasileira, conduzida através de um histórico cultural frágil e preconceituoso em relação ás trabalhadoras domésticas do país, contribuem para que esse crime ainda aconteça. Sendo assim, surgiu o interesse de aprofundar os estudos sobre o trabalho escravo doméstico. Nessa perspectiva, o tema da presente pesquisa é trabalho escravo doméstico no Brasil: uma triste realidade. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar características do trabalho escravo doméstico no Brasil. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória sendo realizado um levantamento bibliográfico e documental através de leituras de livros, artigos, sites, entre outros materiais. Para o embasamento teórico foi realizada a leitura de autores, assim como também foi realizada a análise de leis e códigos que abordam acerca do tema. Este artigo indica a gravidade do problema expondo casos reais, além de mostrar a importância do trabalho ao combate a este tipo de crime tão antigo e comum no nosso país. Portanto, o trabalho escravo doméstico é um problema presente na sociedade brasileira, sendo necessário o trabalho de conscientização com toda população para que dessa forma esse crime possa ser suprimido.
Descrição: VIANA, R. C. de S. Trabalho escravo doméstico no Brasil: uma triste realidade. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade estadual da paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27669
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Carolina de Souza VianaPDF - Roberta Carolina de Souza Viana916.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.