Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27697
Título: A matemática na educação especial: uma abordagem voltada para o autismo
Autor(es): Carvalho, Berenice Bianca de
Palavras-chave: Educação Matemática
Educação especial
Práticas docentes
Autismo
Data do documento: 2-Ago-2022
Resumo: Este artigo visa compreender como acontece o ensino da Matemática para estudantes com a síndrome denominada como Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa de métodos de pesquisa de campo e bibliográfica cujas fontes de pesquisa utilizadas foram livros e artigos científicos atuais, antigos e uma entrevista semiestruturada com um professor de matemática. Parte-se da premissa de que quanto mais cedo o diagnóstico for feito, os alunos poderão ter um melhor desenvolvimento na escola e consequentemente na aprendizagem da Matemática. O autismo ainda é pouco estudado e diagnosticado tardiamente aqui no Brasil, entre cinco e sete anos de idade, quando deveria ser diagnosticado precocemente nos primeiros três anos de vida da criança, período em que o autismo se instala, ampliando as chances para o desenvolvimento da aprendizagem. Desta forma, este artigo justifica-se por perceber que, mesmo que o campo da Educação Matemática tenha avançado em pesquisas sobre o autismo, ainda existem lacunas na qualidade do ensino de matemática para esses alunos.
Descrição: CARVALHO, B. B. A matemática na educação especial: uma abordagem voltada para o autismo. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27697
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Berenice Bianca de CarvalhoTCC - Berenice Bianca de Carvalho800.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito211.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.