Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27728
Título: Rotinas numéricas para aproximações de integrais
Autor(es): Alves, Railson de M. N.
Palavras-chave: Teorema fundamental do Cálculo
Integração numérica
Interpolação
Python
Data do documento: 4-Ago-2022
Resumo: Através do Teorema Fundamental do Cálculo, é possível obter o valor exato de uma integral definida,∫ 𝑓(𝑥)𝑑𝑥. As aplicações mais imediatas das integrais definidas se encontram no cálculo de comprimentos, áreas e volumes. Mas, existem certas funções que são extremamente complicadas de se encontrar suas primitivas ou, até mesmo, não existe uma primitiva em termos de funções elementares, ou, ainda, em casos de experimentos obtidos por análises, onde temos somente dados e não uma função que expresse esses números. Dessa forma, precisaremos de métodos de aproximação desses valores, obtidos por métodos numéricos no cálculo de integrais definidas, chamados de Integração Numérica. A análise numérica idealiza e concebe métodos para “aprovar” de forma eficiente as soluções de problemas expressados matematicamente, na qual, o seu objetivo é o de encontrar soluções “aproximadas” para problemas complexos. Este trabalho tem como objetivo estudar as técnicas do trapézio e 1/3 de Simpson para integrais numéricas utilizando a linguagem Python para resolver problemas matemáticos através de programação, estas metodologias conseguem encontrar soluções numéricas com a precisão desejada, através de um erro pré-estabelecido.
Descrição: ALVES, R. M. N. Rotinas numéricas para aproximações de integrais. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27728
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Railson de Medeiros Nóbrega AlvesTCC - Railson de Medeiros Nóbrega Alves1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito104.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.