Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27912
Título: Ressignificação de resíduos agroindustriais utilizados na produção de cerveja artesanal
Autor(es): Silva, Maria Eduarda da
Palavras-chave: Aproveitamento de resíduos
Impactos ambientais
Frutas
Cerveja artesanal
Data do documento: 19-Set-2022
Resumo: Nos últimos anos, devido à preocupação da sociedade com o meio ambiente, tem crescido o interesse em utilizar os resíduos agroindustriais como forma de aproveitá-los para a produção de produtos de alto valor agregado. Os resíduos decorrentes das atividades agroindustriais são, em sua maioria, provenientes do processamento de frutas para produção de polpas, dependendo do tipo de fruta podem ser compostos por casca, caroço ou sementes e bagaço. Para tal, por meio de um levantamento bibliográfico, buscou-se com essa pesquisa apresentar a aplicação de resíduos agroindustriais provenientes do processamento de frutas através do processo de fabricação de cerveja artesanal, já que é um produto de alto valor de mercado, possuindo aromas e sabores diferentes, que está em expansão nos últimos anos, voltado a um mercado consumidor que busca por produtos diferenciados, com novas sensações de sabor e aroma. Considerou-se que a utilização de resíduos de frutas é uma alternativa viável para elaboração de produtos como a cerveja artesanal, com potencial de comercialização, garantindo a valorização da cultura e a redução de impactos.
Descrição: SILVA, Maria Eduarda da. Ressignificação de resíduos agroindustriais utilizados na produção de cerveja artesanal. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27912
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Maria Eduarda da Silva.pdfTCC- Maria Eduarda da Silva.512.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito260.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.