Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27935
Título: A geopolítica no contexto municipal de Natal/Parnamirim: uma análise geohistórica sobre aviação e o seu papel estratégico durante a segunda guerra mundial
Autor(es): Silva, Werllen Franklin dos Santos
Palavras-chave: Geopolítica
Geohistória
Aviação
Parnamirim
Data do documento: 14-Out-2022
Resumo: Em virtude da instalação da base aérea militar dos norte-americanos no Brasil, cuja sua localização está presente nos limites municipais de Natal e Parnamirim – RN. A monografia em questão, buscou analisar a constituição política e territorial a partir de uma abordagem qualitativa que permitiu determinar alguns dos pontos mais importantes para o desenvolvimento desta pesquisa. Com propósito de correlacionar uma fundamentação teórica, nas perspectivas da geografia política de Castro (2005), do território de Raffestin (1993) em meio a geografia crítica de Vesentini (1988), sobretudo, nos aspectos da apropriação da historicidade cultural de Haesbaert (2004). Nesse sentido, o trabalho de conclusão de curso contou com diversos levantamentos de materiais bibliográficos e documentais, como também, das análises audiovisuais, fotográficas e do próprio estudo de campo que, auxiliaram na compreensão dos acontecimentos sobre os aspectos políticos do território local da época e na organização socioespacial sob as principais influências estadunidenses em meio ao seu contato direto com a população potiguar. Portanto, o estudo procurou saber, não apenas o papel que influenciaram para conquista da guerra, mas também, das influências que ocorriam na dinâmica governamental dos municípios e na aculturação da população da época, bem como, o contexto geohistórico da aviação comercial durante o período entreguerras. A fim de compreender os acontecimentos que antecederam a Segunda Guerra Mundial, ressaltando o estado do Rio Grande do Norte, com intuito de exploração e descobrimento para o campo de Parnamirim, servindo primeiramente como aeródromo e, posteriormente, como base militar na década de quarenta. Oferecendo assim, um embasamento geográfico e histórico, ou seja, Geohistória para corroborar com os resultados desta pesquisa.
Descrição: SILVA, W. F. dos S. A geopolítica no contexto municipal de Natal/Parnamirim: uma análise geohistórica sobre aviação e o seu papel estratégico durante a segunda guerra mundial. 2022. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27935
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Werllen Franklin dos Santos SilvaPDF - Werllen Franklin dos Santos Silva3.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito158.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.