Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27951
Título: Processo de adoção no Brasil: características, morosidade e preconceitos
Autor(es): Sobreira, Ysis Brito Esmeraldo
Palavras-chave: Adoção
Perfilamento
Preconceito
Racismo estrutural
Cadastro Nacional de Adoção
Data do documento: 29-Jul-2022
Resumo: O objeto de estudo do presente trabalho é o processo de adoção legal e suas nuances, de acordo com a legislação civil pátria. O objetivo principal é compreender as exclusões ou preconceitos que possam se manifestar no processo de adoção. Neste trabalho são analisados dados oficiais do Conselho Nacional de Justiça a fim de inferir os fatores que influenciam o perfilamento apresentado por pretendentes a adoção. Para tanto, apoia-se no pensamento de Maria Berenice Dias e Rodrigo da Cunha Pereira acerca das questões alusivas ao tema. A metodologia aplicada é o método hipotético-dedutivo, promovido por meio do estudo de conteúdos disponíveis em diversas plataformas, incluindo as digitais. Por fim, entre outras conclusões, foi possível verificar que o processo de perfilamento dificulta o processo de adoção por ser a oportunidade dos adotandos expressarem preconceitos e reduzirem a parcela de criaças que ao final serão adotadas e que o processo de adoção é complexo e burocrático.
Descrição: SOBREIRA, Y. B. E. Processo de adoção no Brasil: características, morosidade e preconceitos. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27951
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ysis Brito Esmeraldo SobreiraPDF - Ysis Brito Esmeraldo Sobreira486.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito529.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.