Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27956
Título: Heartstopper na aula de língua inglesa à luz dos multiletramentos: a graphic novel e suas possibilidades intersemióticas
Autor(es): Oliveira, Selton Lima de
Palavras-chave: Graphic novel
Multiletramentos
Educação básica
Língua inglesa
Data do documento: 27-Out-2022
Resumo: O Ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio da Educação Básica, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dedica-se a retomar e ampliar as competências contempladas nos anos finais do Ensino Fundamental. Segundo as orientações, essa expansão deve aplicar-se às leituras multissemióticas e culturais dos estudantes. Desse modo, surge nosso interesse em analisar a possibilidade de atender as diretrizes supracitadas através da leitura literária do romance gráfico (graphic novel) Heartstopper (2019), de Alice Oseman, na sala de aula de língua inglesa. Assim, nosso interesse volta-se para a reflexão e elaboração de uma proposta didática de leitura do texto literário para alunos do Ensino Médio, considerando as possibilidades multissemióticas. Para isso, buscamos, nos Documentos Oficiais, os operadores que viabilizam o uso da Literatura em Língua Inglesa em prol da leitura literária; à luz das contribuições de Vergueiro (2016) e Xavier (2017), refletindo sobre a construção das Histórias em Quadrinhos e acrescemos ao debate as discussões de Gregorin Filho (2011) a fim de pensar na ficção juvenil; e, por fim, para organizarmos uma proposta didática, adotamos a sequência básica de Rildo Cosson (2020). Resultante disso, podemos considerar que a possibilidade de realizarmos leituras literárias significativas através das histórias em quadrinhos nas aulas de Língua Inglesa é positiva, embora seja necessário reflexões mais aprofundadas sobre as interseções das leituras verbais e visuais.
Descrição: OLIVEIRA, S. L. de. Heartstopper na aula de língua inglesa à luz dos multiletramentos: a graphic novel e suas possibilidades intersemióticas. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27956
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Selton Lima de OliveiraPDF - Selton Lima de Oliveira898.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.